
"O escândalo da educação reside no facto de sempre que ensinamos algo estamos a privar a criança do prazer e do beneficio da descoberta"
A aprendizagem de uma criança fundamenta-se na compreensão. Mas é com a experiência e através de sucessivas tentativas e erros, que a criança percebe a aprende, pois, só assim a criança encontra sentido para o seu objecto de aprendizagem, por isso, não basta um adulto dizer que é desta ou daquela forma que as coisas funcionam.
O método de ensino actual é um optimo exemplo desta realidade. Criam-se situações em que a criança faça alguma coisa tendo como base a memorização e esquecemos a importância da compreensão e da prática para o sucesso da aprendizagem.
É nesta linha de pensamento que o autor defende a utilização de jogos de vídeo educativos, que conduzam a criança a novas aprendizagens. Os jogos de vídeo constituem um motor de aprendizagem na medida em que desenvolvem e promovem a autonomização da aprendizagem, ou seja,é a crianças quem decide quando, onde e o que quer aprender.
Suscita-lhe o desejo de explorar, pesquisar e aprender. E eu pergunto não era isto que a escola e os professores deviam também incutir nas crianças? O desejo de aprender?
1 comentário:
Excelente citação que enquadra da melhor forma a sua mensagem, com reflexão explícita nas questões que coloca!
Parabéns!
Bom trabalho e um excelente Natal!
Joana Viana
Enviar um comentário