quinta-feira, 11 de outubro de 2007



" A crianças compreendem os computadores porque os podem controlar"

Realmente as nossas crianças cada vez dependem menos de nós para lidar quer com as engenhocas electromecânicas, pois dominam os computadores, em muitos dos casos, melhor que os próprios pais. O que justifica a relação de empatia entre a criança e o computador pois é algo que ela domina e onde pode criar as suas próprias janelas de interesse com diz Papert. Elas introduzem no seio familiar uma nova cultura que tem no seu âmago os extremos de ser simultâneamente pessoal e global.

Reflexão ao Capitulo I


“A família em rede”, é um conceito novo para mim, mas ao ler o primeiro capítulo começo a entender o seu sentido, o qual me chamou particularmente à atenção, porque considero que a imprescindibilidade das novas tecnologias nos nossos dias e os avanços que cada vez mais se verificam ao nível de informática não devem ser olhados com receio ou desprezo por parte dos pais, e muito menos ignoradas as suas vantagens.

Devem sim ser olhadas como uma mais valia, da qual os pais devem retirar vantagens que o mundo da informática lhes oferece, como forma de facilitação na educação e desenvolvimento a vários níveis dos seus filhos, ambos, pais e computadores, podem ser uma “ferramenta” que se complementa nesta tarefa tão complexa que é a educação.

Se os pais desta geração encontrarem nos avanços da tecnologia um verdadeiro aliado que os pode levar a repensar e reconstruir novas ideias e visões sobre o mundo, este pode ser pois um elemento de aproximação entre pais e filhos, um tema tão discutido hoje em dia, e não um elemento de desunião, como o é visto muitas das vezes.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Olá,
cá estou eu de volta depois de 4 meses de ausência!!
A partir de agora temos um novo trabalho que nos foi proposto no âmbito da cadeira de Tecnologias II.
Este trabalho consiste em colocar todas as semanas (ai...ai...esta é que vai ser a parte difícil!) um cometário a um capítulo do livro de Seymour Papert, a família em rede. Gostaria de pôr a imagem da capa do livro mas neste momento dá erro, só é possível publicar vídeos!!
Volto a tentar quando fizer o primeiro post sobre o livro.
Na verdade já comecei a ler o livro mas ainda não acabei o primeiro capítulo.